Gartner estima que serão comercializadas este ano 2,5 bilhões de unidades, somando PCs, tablets, notebooks e celulares
As vendas de dispositivos (PCs, tablets, notebooks e smartphones) devem chegar a 2,5 bilhões de unidades em 2015, um aumento de 1,5% em comparação com os volumes registrados em 2014, segundo previsões do Gartner.
Os negócios com a venda desses equipamentos devem somar US$ 606 bilhões em 2015, com declínio de 5,7% na comparação com os US$ 641,9 milhões movimentados em 2014. É a pela primeira vez desde 2010 que o faturamento dessa indústria apresenta queda em dólar norte-americano.
“Nossa previsão de crescimento das vendas em 2015 para todos os dispositivos caiu 1,3 pontos percentuais em relação à estimativa do último trimestre”, disse Ranjit Atwal, diretor de pesquisa do Gartner.
Segundo ele, o recuo, em parte, é devido a uma contínua desaceleração nas compras de PC na Europa Ocidental, Rússia e Japão. A queda também é atribuída aos aumentos de preços com a desvalorização da moeda local em relação ao dólar.
O único mercado em crescimento é o de telefonia móvel. Os países emergentes estão impulsionando as vendas de smartphones, sendo que a China vem liderando esses negócios.