Quantcast
Channel: Tech insights & trends
Viewing all articles
Browse latest Browse all 47

Venda global de smartphones recua e tem menor taxa de crescimento desde 2013

$
0
0

smartphone

Balanço do Gartner revela que foram comercializados 330 milhões de aparelhos da categoria no segundo trimestre de 2015

As vendas globais de smartphones somaram 330 milhões de unidades no segundo trimestre de 2015, com crescimento 13,5% em comparação com os volumes registrados no mesmo período no ano passado. Segundo o Gartner, essa é a menor taxa de aumento do setor desde 2013.

Enquanto a demanda por smartphones 3G e 4G de baixo custo continua em alta em mercados emergentes, as vendas de aparelhos prêmios permaneceram estáveis no segundo trimestre de 2015, o Gartner.

Os mercados emergentes Ásia/Pacífico (excluindo a China), Europa Oriental/ Oriente Médio e África foram os que mais incrementaram vendas pelo bom desempenho de fornecedores chineses e locais. Em contrapartida, a comercialização de smartphones na China caiu pela primeira vez na comparação anual, registrando um declínio de 4%.

Ainda assim, a China ainda foi o maior mercado em vendas de smartphones, responsável por 30% dos negócios no segundo trimestre de 2015. Porém, seu baixo desempenho influenciou negativamente o resultado total da indústria entre abril de junho deste ano.

Na avaliação dos analistas do Gartner, a China atingiu a saturação com desaceleração das vendas de equipamentos para substituição e primeiro aparelho.

Impacto na indústria

Apesar do lançamento de novos modelos S6, os aparelhos premium da Samsung continuam enfrentando concorrência com iPhones de tela grande da Apple. A indústria da Corea do Sul perdeu 4,3 pontos percentuais do mercado e registrou um declínio de 5,3% nas vendas de unidades no segundo trimestre de 2015.

A Huawei foi a que mais cresceu, com aumento de 46,3% em vendas, impulsionada pela comercialização de aparelhos no exterior e de smartphones 4G na China.

As vendas do iPhone subiram 36%, ajudando a Apple a ganhar 2,4 pontos percentuais do bolo total. A fabricante norte-americana registrou forte demanda por substituições de iPhone tanto em mercados emergentes como em países maduros, particularmente na China. As vendas de iPhone no mercado chinês cresceram 68%, para 11,9 milhões de unidades.

Ranking do mercado

A Samsung manteve-se na liderança do mercado global de smartphones no segundo trimestre de 2015, com comercialização de 72 milhões de unidades, o equivalente a 21,9% da pizza total.

Em segundo lugar vem a Apple com entregas de 48 milhões de aparelhos e 14,6% do setor, seguida pela Huawei, que distribuiu 25,8 milhões de celulares e tem market share de 7,8%. A quarta posição é da Lenovo que escoou 16 milhões de terminais e ficou com 5% do mercado.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 47